Reabertura Praça 31 de Janeiro e Almeida Garrett

Reabertura Praça 31 de Janeiro e Almeida Garrett

Trânsito recupera vias e sentidos habituais com reabertura das ligações rodoviárias e pedonais com os Clérigos, Almeida Garrett, 31 de Janeiro e Sá da Bandeira.

A Metro do Porto anuncia a libertação de vários dos condicionamentos existentes na Avenida dos Aliados, na Praça da Liberdade e na Praça Almeida Garrett, já na manhã de 21 de junho. Esta desocupação de vias reflete os avanços progressivos nas obras de construção da Linha Rosa e da nova Estação S. Bento/Liberdade. Mais, trata-se de cumprir o acordado com o município do Porto no sentido de remover grande parte dos constrangimentos no centro da cidade antes do dia de S. João.

Com a construção da Estação de S. Bento da Linha Rosa (em plena Praça da Liberdade e com acesso subterrâneo à já existente Estação da Linha Amarela) a avançar a grande ritmo (está aberto o túnel em direção à Estação de Santo António e já começa a construir-se “em altura”, tendo-se iniciado os trabalhos de betonagem da laje do cais), a Metro do Porto está em condições de devolver, em totais de segurança, grande parte do espaço público aos cidadãos e aos turistas que nos visitam. A tempo da noite de S. João, o estaleiro montado na Praça da Liberdade desde finais de 2021 vai ser reduzido em mais de 70 por cento da sua área atual, passando a ocupar apenas pouco mais do que o espaço em torno da estátua de D. Pedro IV.

O trânsito descendente na Avenida dos Aliados voltará a fazer-se pelo lado poente (junto ao Banco de Portugal) e a circulação ascendente através do lado nascente. Vai ser de novo possível descer a Avenida ou a Rua dos Clérigos, chegar à Liberdade e seguir pela Praça Almeida Garrett em direção a Mouzinho da Silveira ou à Sé, ou virar à esquerda para subir a Rua de Sá da Bandeira. A circulação será totalmente retomada entre os Aliados e a Praça Almeida Garrett, bem como entre os Aliados e Sá da Bandeira. Também a circulação da Rua 31 de Janeiro para Sá da Bandeira volta a poder realizar-se.

Já a Rua do Almada mantém o seu sentido ascendente. A circulação pedonal é permitida em toda a Praça da Liberdade e no exterior das áreas de estaleiro. Em frente ao Hotel Intercontinental, a circulação junto à fachada fica novamente devolvida à utilização dos peões. Na Igreja dos Congregados, os peões poderão circular junto à fachada e seguir para a Rua Sá da Bandeira, a Praça da Liberdade e os Clérigos. A circulação da Rua da Madeira para a Rua 31 de Janeiro será realizada de forma perimetral, com novas mudanças previstas para daqui a algumas semanas curto prazo.

No Largo dos Loios, a primeira de quatro fases de intervenção compreende a afetação do acesso ao Parque das Cardosas (exceto para cargas e descargas) e dos acessos às ruas dos Caldeireiros e das Flores.

A Metro do Porto, tendo em conta o desenvolvimento e o faseamento da obra da empreitada executada pelo consórcio Ferrovial/ACA, reafirma o compromisso de conclusão da Linha Rosa até julho de 2025.

Pode fazer o download de toda informação

MAPA DOWNLOAD

TEM ALGUMA DÚVIDA?
FALE CONNOSCO!

Formulário

Contactos

Metro do Porto,S.A.

Registo de Pessoa Colectiva 503278602
Sociedade Matriculada na 2ª Secção da Conservatória do Registo Comercial do Porto sob o nº 51498/941018
Morada Avenida Fernão de Magalhães, 1862, 7º, 4350-158 Porto
Telefone 225 081 000
Fax 225 081 001

E-mail metro@metro-porto.pt
Linha Olá Metro! 220409630
Apoio ao Cliente apoio.clientes@metrodoporto.pt
Imprensa imprensa@metrodoporto.pt