Estação Galiza

O Metro está a chegar à Galiza

A Praça da Galiza é uma das áreas abrangidas pela Linha Rosa (que irá ligar a Praça da Liberdade à Casa da Música), através da construção de uma estação de Metro. O projecto, da autoria do arquitecto Eduardo Souto Moura, começa agora a ser executado, sendo concluído até 31 de dezembro de 2023.

A estação em si obedece ao método construtivo “cut and cover” (frequentemente utilizado na construção de estruturas subterrâneas) e será composta por dois níveis: o mezanino e o cais. Além disto, terá ainda quatro saídas para a superfície e elevadores que vão ligar a superfície ao cais. A sua localização ficará, em concreto, no início da Rua do Campo Alegre, servindo assim as escolas Gomes Teixeira e Infante D. Henrique, bem como as faculdades de Letras, de Arquitetura e de Ciências. Ao mesmo tempo, será uma referência de mobilidade para o Centro Materno Infantil, para os Jardins do Palácio de Cristal e para o Arena Rosa Mota.

Refira-se que todos os jardins e áreas verdes actualmente existentes na Praça da Galiza e imediações, como é o caso do Jardim de Sophia, serão integralmente repostos, valorizados e renovados, passando a estar de novo ao dispor e ao usufruto dos portuenses.
Graças a esta obra, inserida no plano de expansão da rede do Metro do Porto, será possível verificar-se uma diminuição do tráfego automóvel naquela que é, por norma, uma das zonas da cidade de maior intensidade de trânsito. Algo que irá proporcionar uma maior qualidade de vida aos cidadãos.

Pode fazer o download de toda informação

MAPA DOWNLOAD

TEM ALGUMA DÚVIDA?
FALE CONNOSCO!

Formulário

Contactos

Metro do Porto,S.A.

Registo de Pessoa Colectiva 503278602
Sociedade Matriculada na 2ª Secção da Conservatória do Registo Comercial do Porto sob o nº 51498/941018
Morada Avenida Fernão de Magalhães, 1862, 7º, 4350-158 Porto
Telefone 225 081 000
Fax 225 081 001

E-mail metro@metro-porto.pt
Linha Olá Metro! 808 20 50 60
Apoio ao Cliente apoio.clientes@metrodoporto.pt
Imprensa imprensa@metrodoporto.pt