O Metro leva à Praça a “Liberdade” de Alfredo Cunha

Mostra inédita de fotografia no estaleiro dos Aliados a partir de 23 de Dezembro

“O Metro dá-te Liberdade” é um projecto do Metro do Porto e de Alfredo Cunha, um dos mais conceituados e premiados fotógrafos portugueses. Uma selecção de 12 imagens da cidade decora agora os mais de 700 metros quadrados de tapumes que vedam as obras de construção da Estação S. Bento/Liberdade da nova Linha Rosa do Metro.

Naquela que é a “sala de visitas” do Porto, os trabalhos de expansão da rede do metropolitano ocupam e necessariamente condicionam a utilização integral e habitual do espaço público da Praça da Liberdade e de parte da Avenida dos Aliados. O Metro transforma esta limitação numa oportunidade para a divulgação cultural e turística, partilhando com os cidadãos e com os visitantes a exposição de algumas das mais impressionantes fotografias do Porto, captadas pela lente de Alfredo Cunha.

Impressos em grandes formatos, estes registos vão integrar o livro “Porto Cidade das Pontes” (Tinta da China, 2022), com textos de David Pontes e imagens de Alfredo Cunha que retractam um Porto vivo, vibrante e inesquecível. Todas as fotografias têm a particularidade de serem exibidas a cores, o que é uma novidade e uma nova perspectiva, uma vez que o seu autor privilegia, por norma, o preto e branco.

Alfredo Cunha, um dos mais conceituados e premiados fotógrafos portugueses, trabalhou nos principais jornais nacionais, foi fotógrafo oficial dos Presidentes da República Ramalho Eanes e Mário Soares e repórter enviado a alguns dos acontecimentos mundiais mais relevantes das últimas décadas. Saíram da máquina de Alfredo Cunha as históricas e mais marcantes imagens do dia 25 de Abril de 1974.

TEM ALGUMA DÚVIDA?
FALE CONNOSCO!

Formulário

Contactos

Metro do Porto,S.A.

Registo de Pessoa Colectiva 503278602
Sociedade Matriculada na 2ª Secção da Conservatória do Registo Comercial do Porto sob o nº 51498/941018
Morada Avenida Fernão de Magalhães, 1862, 7º, 4350-158 Porto
Telefone 225 081 000
Fax 225 081 001

E-mail metro@metro-porto.pt
Linha Olá Metro! 220409630
Apoio ao Cliente apoio.clientes@metrodoporto.pt
Imprensa imprensa@metrodoporto.pt