Estação Hospital Santo António
Jardim de Carregal
Condicionamentos pontuais à circulação automóvel na envolvente do Jardim Carrilho Videira (Jardim de Carregal), devido a desvios de várias redes nas ruas Clemente Meneres e Tiago de Almeida.
A LINHA ROSA ESTÁ A CHEGAR AO SANTO ANTÓNIO
A zona do Hospital Santo António vai ser servida pelo Metro, no âmbito da criação da Linha Rosa, que irá ligar a Praça da Liberdade à Casa da Música. Os trabalhos de construção da estação já estão a arrancar, num projecto que tem a assinatura do arquitecto Eduardo Souto de Moura e que estará terminado até 31 de dezembro de 2023.
A estação fica situada sob o Jardim do Carregal mesmo ao lado do Hospital, junto ao Museu Soares dos Reis e às galerias de Miguel Bombarda. Estão garantidos os melhores acessos às ruas do Rosário e de Cedofeita e ao Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Em termos técnicos, a obra vai ser composta por um mezanino transversal que liga as duas zonas de acesso à superfície e o método de construção utilizado será o mineiro. Refira-se que esta nova estação do Metro irá receber uma intervenção artística do escultor Paulo Neves, com um trabalho elaborado a partir de uma árvore do Jardim do Carregal.
Como sucede nas intervenções da Metro do Porto, todos os jardins e áreas verdes actualmente existentes no Carregal e imediações serão integralmente repostos e renovados, passando depois a estar de novo ao dispor e ao usufruto dos portuenses.
A execução de toda esta empreitada implica alguns constrangimentos, que tentaremos mitigar o mais possível, nos termos das medidas de proteção ambiental. Estes contratempos serão, largamente compensados por um projeto de enorme importância local e nacional e que vai trazer uma maior qualidade de vida aos cidadãos em geral e aos utilizadores de Metro em particular.